Adeus, Curica!

Tádzio França – repórter
Colaborou: Cinthia Lopes

Socorro, a “curica” arrivista da novela Cheias de Charme, sonhava com a fama acima de tudo. Já Titina Medeiros, a atriz por trás da personagem, é pé no chão; quer apenas fazer seu trabalho da melhor forma – e fez. No ar desde abril, Titina encerrou nesta semana sua maratona de gravações no Rio de Janeiro, e retornou a Natal ontem de madrugada para retomar as atividades com o grupo de teatro Clowns de Shakespeare, já na ativa para a montagem do clássico Hamlet, programado para janeiro de 2013. “Estou muito cansada, mas o trabalho revigora”, diz ela.

Em Natal desde ontem e já mergulhada nos ensaios de Hamlet, ao lado do grupo Clowns de Shakespeare, a atriz Titina Medeiros fala sobre o fim da novela Cheias de Charme, na qual viveu a atrapalhada Socorro, e diz que a agora é hora de uma nova história: Foi cansativo, mas abençoado.

Em Natal desde sexta, 28, e já mergulhada nos ensaios de Hamlet, ao lado do grupo Clowns de Shakespeare, a atriz Titina Medeiros fala sobre o fim da novela Cheias de Charme, na qual viveu a atrapalhada Socorro, e diz que a agora é hora de uma nova história: Foi cansativo, mas abençoado.

TELEVISÃO CANSA, MAS É LEGAL

Titina, que começou a gravar a novela no final de janeiro, definiu a experiência televisiva como “cansativa, mas prazerosa”. “Desde o começo eu sabia que só teria a real noção do que é gravar uma novela quando todo o processo terminasse. Fiquei tão imersa no trabalho que resolvi não teorizar muito sobre aquilo. Se pensasse demais, ficaria paralisada”, diz. O “choque” é normal para uma atriz que após anos de teatro, entrou de cabeça na rotina frenética das telenovelas. “Na televisão você não tem o domínio de si, eu não sabia o que aconteceria com minha personagem daqui a uma semana. É uma coisa mutante, você começa no escuro e vai se descobrindo a cada dia. Eu também gostei disso”, completa.

A atriz nascida em Acari considera que teve muita sorte em seu primeiro trabalho na TV. “A equipe era incrível. Todo mundo trabalhava com felicidade, com humor. Apesar de ser algo desafiador, foi apresentado com muita leveza pra mim. A diretora Denise Saraceni falou que eu tive sorte em minha estreia, pois esse foi um trabalho abençoado”, afirma. A audiência correspondeu ao entusiasmo de Titina. A saga das Empreguetes, colorida, dinâmica e engraçada, agradou de cara. Em pouco tempo, ela realizou o sonho de sua personagem Socorro: ficou famosa.

SOCORRO É UM DESENHO ANIMADO

“Quando começamos a gravar, disseram que Socorro era como um personagem de desenho animado, de história em quadrinhos. Do tipo que leva choque e fica com os cabelos arrepiados. Era uma ajudante de vilã, mas do tipo que não causa raiva a ninguém”, diz. A atrapalhada Socorro caiu nas graças do público, sobretudo da crianças. “Estranhei essa popularidade maciça no começo. Eu, que sempre fui uma anônima cidadã comum, de repente era abordada no banco, no avião, no aeroporto, como celebridade. Mas entendi rápido que isso é comum, afinal, você entra na casa de todo mundo, é um tipo de intimidade. Encarei com leveza”, relata.

Os trejeitos cômicos de Socorro fizeram a fama da personagem, e marcaram. Porém, Titina não tem receio de ficar estigmatizada como “atriz de comédia” em papéis futuros. “Acredito que talvez fosse  mais desafiador pra mim fazer outro papel de comédia do que um de drama, porque eu teria que ser engraçada novamente, mas sem ser a Socorro”, analisa. Por hora não há um novo papel na TV em vista. “Não estou focada em investir minha carreira na televisão. Não estou fechada para isso, claro, mas no momento meus planos são outros. Sou agradecida à Rede Globo pela aposta alta em mim, após um teste de apenas cinco minutos. Mas eu tenho uma história antes da televisão, e vou continuar com ela”, ressalta. Mesmo assim, a atriz já se diz nostálgica. Após nove meses de gravações, a equipe vira família.

FOCO EM HAMLET

O foco de Titina Medeiros está agora na montagem de Hamlet, cujos ensaios já começaram. “Essa peça é outro presente pra mim em 2012, aliás, é um presente pra qualquer ator”, comenta. A atriz conta que estava apreensiva para começar os ensaios, pois as gravações da novela a estavam atrasando. “Eu comecei a novela achando que gravaria só três vezes por semana, mas aconteceu que foi muito mais. A Socorro circulou por todos os núcleos, e meu trabalho só crescia. Fiquei preocupada com isso durante uma fase, mas o grupo foi compreensivo. A gente sempre dava um jeito de se comunicar”, conta.

Apesar disso, nunca houve conflito com os Clowns de Shakespeare. “Minha ida para a Globo foi uma questão discutida entre nós desde o começo. Uma decisão aprovada em conjunto, e que nunca me excluiu do grupo. Não abro mão dessas raízes, nunca quis sair de Natal. O compromisso com os Clowns é importante demais para mim”, afirma. O Hamlet do grupo natalense será dirigido por Marcio Aurelio Pires de Almeida, um dos grandes nomes da dramaturgia nacional.

O grupo conheceu o diretor em 2007, quando estava fazendo uma residência no Teatro da USP, em São Paulo. O encontro deixou o desejo futuro de trabalhar com Marcio, e também reavivou a vontade dos Clowns em explorar a parte “não cômica” da obra do bardo. Hamlet está previsto para estrear em janeiro de 2013, mas, antes disso, Titina Medeiros e a trupe clownesca encenarão “Sua Incelença Ricardo III”, durante a 4ª edição do Festival Literário da Pipa, dia 24 de novembro. O espetáculo viajou todo o Brasil, e ganhou resenhas elogiosas de veículos como revista Bravo, Estadão e Folha de São Paulo. Nos palcos, Titina também já possui seu brilho extra.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s